sexta-feira, 9 de novembro de 2012

                                                         THE GRAND MASTERS
                              "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé"


     Para os fãs de cinema e filmes de kung fu, trago com muito prazer a notícia sobre o próximo filme sobre o Patriarca Yip Man!! Produzido por Wong Kar Wai ( Cenas de luta e efeitos especiais - filme Matrix ), The Grandmasters é mais um filme de kung fu que tem surgido nos últimos anos sobre Yip Man e seu Wing Chun devastador. The Grandmasters já vem sendo produzido a mais de uma década, mas finalmente será estreado em 18 de Dezembro deste ano na China, mas passará também nos cinemas de vários países. Diferente dos outros filmes sobre Yip Man já produzidos, The Grandmasters foca a história de outros mestres de Wushu, mas Yip Man será o principal.

     Neste longa metragem Tony Leung interpretará Yip Man. E o que mais chama atenção para os praticantes de Wing Chun da linhagem Applied Wing Chun, é que nosso Grão Mestre Duncan Leung foi o treinador de Tony por cerca de dois anos para ser apto a interpretar Yip Man. Então veremos no filme o Wing Chun da nossa linhagem, o que me traz muita satisfação. Como podemos ver na imagem a baixo, Tony aplica uma técnica (Ching Choy) que raramente se vê em outras linhagens de Wing Chun, este é um soco muito potente que diferente daquele soco que vemos frequentemente com a lateral do punho Wing Chun, é um soco direto e penetrante em posição que se assemelha aos braços de um arqueiro pronto pra atirar uma flecha, um soco que facilmente traumatiza o oponente e que com frequência se vê na Applied Wing Chun.



                                                                           ( Poster The Grandmasters )



     Wong Kar Wai produziu dois trailers do filme, no primeiro trailer vemos Yip Man na chuva com um chapéu branco, lutando contra vários artistas marciais chineses. Nesse trailer é facil perceber a semelhança com as cenas de luta da trilogia Matrix, onde tudo é preto e verde, com pouca luminosidade e com um caráter muito sombrio. No segundo trailer a pouco tempo lançado, podemos ver mais detalhes sobre a história e sobre os personagens que serão apresentados, entre eles está uma personagem que pratica Bagua Zang (Pa Kua Chang) interpretada pela atriz Zhang Ziyi, famosa por participar de filmes famosos de artes marciais como O Tigre e o Dragão, e também O Clã  das Adagas Voadoras. Kar Wai promete que este filme irá revolucionar as formas de filmagem de lutas no cinema chinês, e que com certeza não terá problemas quanto ao número de vendas de bilheteria. A baixo podemos ver o primeiro e o segundo trailer respectivamente:


                                  The Grand Masters - Full Official Teaser Trailer 1






                           The Grand Masters - Full Official Teaser Trailer 2



     Pelo primeiro trailer é fácil de notar que a forma de luta que Tony Leung utiliza é bastante diferente da forma de luta que Donnie Yen utilizou ao interpretar Yip Man nos filmes: "Ip Man" e "Ip Man 2". Em ambos os casos é Wing Chun, mas em The Grandmasters, do diretor Wong Kar Wai, é perceptível pelo trailer um Wing Chun mais brutal, agressivo e mais objetivo, um tanto diferente do Wing Chun nos filmes que Donnie Yen interpretou o Patriarca Yip Man, com um Wing Chun muito bonito, mas muito teatral. Nota-se essa teatralidade em cenas que Donnie Yen desfere vários golpes sem o oponente sequer sair do lugar, porque na vida real não precisariam ser desferidos mais de uma vez, pois, com o primeiro golpe o oponente já estaria se deslocado e  facilmente não se levantaria mais do chão. Muitas linhagens de Wing Chun prezam esse "efeito metralhadora" que a nossa arte marcial possibilita, atitudes eficiêntes num combate real, mas quanto mais centrado nos conceitos filosóficos e marciais, percebemos que não há necessidade de muita movimentação ao atingir determinado grau de frieza e objetividade no Wing Chun.

     Os princípios são: Equilíbrio e foco em linha central, objetividade em curta distância, simultaneidade, simplicidade e economia de movimentos para maior aproveitamento da nossa energia física. Com isso fica fácil de perceber nos filmes o que é mais próximo da realidade quando se trata de eficacidade e grandeza de golpes. Os punhos Wing Chun quebram o oponente, traumatizam e destroem, mas sua filosofia é de pacificidade e resposta instantânea. Em outras palavras: Porque partir pra o ataque quando não há ofensa?
O praticante de Wing Chun aprende a ser pacífico, uma vez que absorve realmente a filosofia da arte, não sente necessidade de ofender, mas ao sentir-se ameaçado, ele responde automaticamente de acordo com a necessidade que exige a situação, destruir imediatamente ou poupar-se poupando também o oponente, nunca agindo impulsivamente ou demasiadamente, mas sim sempre em equilíbrio e suficiência, para assim haver eficiência sem gasto desnecessário. Não se trata de estética, muito menos de um "joguinho para ver quem é mais rápido".


         LEMA DO FILME: "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé"